Coimbra acolhe colóquio sobre “Jornalismo, Liberdade de Expressão e patologias da Democracia”

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra acolheu, no passado dia 27 de outubro (Anfiteatro IV), um colóquio sobre Jornalismo, Liberdade de Expressão e patologias da Democracia.

Organizado pela Secção de Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pelo Centro de Comunicação, Informação e Cultura Digital- (CIC.Digital pólo Nova) e Instituto de História Contemporânea (IHC) o colóquio reuniu investigadores e docentes renomados como: Cristina Castilho Costa (Professora Catedrática da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), Elísio Estanque (docente da FEUC e investigador do CES), Isabel Nobre Vargues (docente da FLUC e investigadora do CEIS20), Isabel Ferin Cunha, (docente da FLUC e investigadora do CIC.Digital) e João Figueira (docente da FLUC e investigador do CEIS20 e do CIC. Digital).
Discutiu-se temas polémicos da atualidade portuguesa e brasileira tais como a liberdade de expressão e os seus limites, os meios de comunicação e as crises do século XXI, as classes médias e a democracia representativa.
Os desafios e patologias que se colocam às democracias representativas foram igualmente abordados, com especial relevância as questões da corrupção e o papel dos meios de comunicação e dos jornalistas.
Na sessão foram apresentados três livros sobre as temáticas tratadas:
Liberdade de Expressão e seus limites, obra organizada por Cristina Costa, coordenadora Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP,OBCOM-USP.
A Corrupção Política vista por jornalistas e políticos, obra organizada por Isabel Ferin Cunha, Estrela Serrano e João Figueira no âmbito do projeto “Corrupção Política no Media: uma perspetiva comparada” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e com sede no Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ).
Media, Justiça e Corrupção, obra organizada por Isabel Ferin Cunha e Estrela Serrano também no âmbito do projeto “Corrupção Política no Media: uma perspetiva comparada” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e com sede no Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ).

O colóquio dirigiu-se aos profissionais da comunicação e jornalistas, aos estudantes de Jornalismo, Comunicação, Direito e dos cursos de Ciências Sociais e Humanas.

mini-cartaz-24-out

2017-04-18T21:15:56+00:00