Seminário “Liberdade, Censura e Democracia”

O Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura (CIC. DIGITAL) e o Instituto de História Contemporânea (IHC) realizaram no dia 24 outubro, um seminário sobre “A Liberdade, Censura e Democracia: Visões do passado e inquietações do presente “.

O seminário teve como objectivo debater uma das questões mais prementes que atravessa a história política e cultural do mundo contemporâneo: de que forma a estruturação colectiva do valor da liberdade interfere e transforma a qualidade da nossa experiência democrática e definição identitária.
Através de um olhar transdisciplinar e internacional, cruzando contributos da história, do jornalismo, dos estudos dos media e culturais, no primeiro painel, debateu-se as “inquietações do presente”, centrado na crítica das coberturas jornalísticas e mediáticas de fenómenos como a corrupção e o terrorismo; no segundo painel, abordou-se as “visões do passado”, apresentando episódios e processos em que as dinâmicas entre a liberdade e a censura configuram práticas de resistência ou subordinação. Ambos interpelam a relação entre media e democracia, procurando esclarecê-la e aumentar a consciência sobre a sua natureza, simultaneamente estimulante e problemática.

Programa->>>>

I PAINEL 14-16h

INQUIETACÕES DO PRESENTE: QUE LIBERDADE E DEMOCRACIA EM TEMPO DE CRISE?
Ana Cabrera (Investigadora do IHC) – “Crise das democracias, segurança e controlo”
Isabel Ferin (Investigadora do CIC.DIGITAL) – “Mediatização da corrupção em democracia”
Cândida Pinto (Jornalista da SIC) – “Cobertura jornalística do terrorismo e liberdade de imprensa”
Jacinto Godinho (Jornalista da RTP e docente na FCSH) – “A atenção dos media é o oxigénio dos terroristas”?
Moderação: Carla Baptista

II PAINEL: 16 – 18h

VISÕES DO PASSADO DA RELACÃO: ENTRE A CENSURA E LIBERDADE DAS PRÁTICAS SOCIAIS
Cristina Castilho Costa (Docente na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) – “Isto não é censura: a construção de um conceito e de um objeto de estudo”
Joaquim Paulo Nogueira (Investigador, dramaturgo, encenador) – “E depois da censura? Marcas inesperadas da atividade censória na produção e escrita teatral portuguesas depois de 25 de Abril de 1974.”
Ana Bela Morais (Investigadora do Centro de Estudos Comparatistas) – “O passado no presente: as opiniões dos censores”
Carla Baptista e Cláudia Henriques (Investigadoras do CIC DIGITAL) – “Uma história de resistência no jornalismo: o caso do Bispo do Porto em 1969”
Moderação: Ana Cabrera

seminario