Prémio Jornalismo Fernando de Sousa

O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa será atribuído pela primeira vez a 9 de maio de 2017, Dia da Europa, reconhecendo peças informativas que tenham contribuído de forma notável para explicar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou das políticas da União Europeia em Portugal.

Para serem admissíveis, as peças devem, entre outros requisitos, ser publicadas ou difundidas entre 9 de maio de 2016 e 14 de janeiro de 2017, num meio de comunicação social de língua portuguesa.

O prémio, que visa honrar e perpetuar o profissionalismo do jornalista Fernando de Sousa, premiará trabalhos desenvolvidos nas áreas de imprensa escrita, rádio, televisão e internet em duas categorias:

Categoria jornalista (um prémio atribuído a um trabalho produzido por um jornalista detentor de carteira profissional ou por uma equipa da qual conste um jornalista detentor de carteira profissional);

Categoria estudante (um prémio atribuído a um trabalho produzido por um estudante, ou por uma equipa de, no máximo, cinco estudantes do ensino superior nas áreas do jornalismo ou comunicação social).

São elegíveis para candidatura ao Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa artigos e reportagens que:

• Abordem questões importantes a nível europeu ou promovam um melhor entendimento das instituições ou políticas da União Europeia;
  • Sejam publicados ou difundidos entre 9 de maio de 2016 e 14 de janeiro de 2017 num meio de comunicação social de língua portuguesa;
  • Sejam elaborados em português;
  • Não tenham recebido outro prémio até à data de encerramento das candidaturas.

A apresentação de candidaturas para a primeira edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa poderá ser feita entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro de 2017.

O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa é atribuído num espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e no contexto da intenção da Comissão Europeia de melhorar a comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus.

Fernando Marcos Barbosa Rodrigues de Sousa (16 de Fevereiro de 1949 – 9 de Outubro de 2014) foi um jornalista português especializado em assuntos europeus. Passou pela RDP, BBC, Diário de Notícias e SIC, foi correspondente em Londres, na Alemanha e um dos primeiros correspondentes portugueses em Bruxelas.

Fernando de Sousa foi o jornalista português que acompanhou mais cimeiras europeias, tendo ainda coapresentado «Europa XXI» e «Os Europeus», transmitidos na SIC Notícias.

A 30 de janeiro de 2006 foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Siga este assunto com a hastag #PrémioFernandodeSousa

Ligações úteis:
2017-02-07T18:42:23+00:00