Apresentação do livro “Veja!”, de Jorge Pedro Sousa*

Com a chancela da editora Media XXI, foi apresentado, no passado dia 13 de maio, na Universidade Fernando Pessoa o livro “Veja! Nas origens do Jornalismo Iconográfico em Portugal: Um contributo para uma história das revistas ilustradas portuguesas (1835-1914)”. Trata-se de uma obra fundamental para a compreensão do histórico papel das revistas ilustradas e do jornalismo iconográfico na transformação do jornalismo português no século XIX e no início do século XX. Os títulos e os protagonistas desta história relembram e reavivam a memória de um tempo em que as litografias e as gravuras concorreram para a afirmação do fotojornalismo em Portugal.

A sessão de apresentação contou com a presença dos professores e investigadores Helena Lima e João Lourival, do editor, Paulo Faustino, e do autor. O jornalista e professor universitário Ricardo Jorge Pinto moderou o evento.

*Jorge Pedro Sousa é professor catedrático e investigador da Universidade Fernando Pessoa e do CIC.Digital FCSH/NOVA. 50 anos.
Áreas de interesse: teoria e história do jornalismo, produtos jornalísticos e produção jornalística.
A sua pesquisa mais recente incide na história da introdução do jornalismo em Portugal e na análise dos primeiros dispositivos jornalísticos e pré-jornalísticos portugueses, bem como na recuperação da história da teorização do jornalismo em Portugal.

2017-05-17T15:58:52+00:00