Curso internacional: The Application of the Geographical Information Systems (GIS) to the Research in Humanities

Este curso coordenado por María Marcos Cobaleda visa abordar o uso  das novas tecnologias na investigação em História e História da Arte medieval. Neste contexto, durante o primeiro dia do curso, será apresentada uma parte teórica introdutória sobre os Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Esta introdução será seguida pela exposição de várias aplicações reais desta metodologia à investigação em história urbana, fontes escritas medievais e intercâmbios artísticos. Os professores do curso são especialistas de centros de investigação franceses, espanhóis e portugueses, que têm aplicado este método à sua própria investigação de maneiras diferentes.

Durante o segundo dia, terá lugar uma sessão prática, na qual os participantes poderão aplicar as ferramentas SIG aos seus próprios projetos de investigação, onde será dada a possibilidade de criarem uma base de dados com material cartográfico. Para este efeito, todos os participantes devem trazer o seu computador pessoal para esta sessão. Os alunos que não tenham previamente instalado o programa QGIS [software livre], podem contar com o apoio dos professores para instalar a aplicação, todavia, é recomendável que os alunos descarreguem esta aplicação antecipadamente (disponível neste link: https://www.qgis.org/es/site/forusers/download.html).

Inscrições
Inscrição gratuita. Inscrições até ao dia 20 de Maio, para o email: iem.geral@fcsh.unl.pt

Local: Faculdade de Ciênciais Sociais e Humanas, Edifício ID, Sala Multiusos 2 (Piso 4)
Organização ArtMedIGIS Project (MSCA – H2020, No. 699818); Instituto de Estudos Medievais – Faculdade de Ciênciais Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-FCSH/NOVA)
Direcção e coordenação: María Marcos Cobaleda

Cartaz [ver]
Programa [ver]

2017-05-18T10:48:57+00:00