Atas do IX Congresso Sopcom

Já se encontram disponíveis os livros de atas do IX Congresso Sopcom subordinado ao tema “Comunicação e transformações sociais” (Coimbra 2015), publicadas em quatro volumes.
No Volume 1 e Volume 2, dedicado à Ciência da Informação e Comunicação e Política, respetivamente, o professor Jorge Martins Rosa, do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH/NOVA e também coordenador do grupo de investigação de CULTURA, MEDIAÇÃO E ARTES do Pólo FCSH do CIC.Digital, em co-autoria com a doutoranda Janna Joceli C. de Omena, publica Nós na rede. Conexão e participação em dois grupos do Facebook a partir dos digital methods e “15 de Março: O brasil foi pra rua” – de novo! – Estudos dos protestos nas redes sociais.

Jacinto Godinho, docente do departamento das Ciências da Comunicação da FCSH e investigador do CIC.Digital FCSH, publica no mesmo volume, em co-autoria, o artigo intitulado “Os fatores que contribuem para que os jornalistas da redação central da SIC editem em vídeo conteúdos informativos“, na sessão dos “Estudos Televisivos”.

O professor António Fernando Cascais, publica no Volume 3, o artigo “A homonormatividade subvertida pela performatividade queer, da crip theory à contra-sexualidade” na sessão Género e Sexualidades.

Num trabalho desenvolvido no âmbito do projecto “Corrupção Política nos Media: uma perspectiva comparada”, financiado pela FCT e coordenado por Isabel Ferin Cunha, Patrícia Contreiras e Mafalda Lobo publicam o artigo A cobertura jornalística da corrupção política: o caso do BPN em 2009.
O paper encontra-se disponível no Volume 4, dedicado à Democracia, Jornalismo e Corrupção Política.
No mesmo volume Sónia Lamy, investigadora do CIC.Digital, publica O tom do discurso das ONG nas notícias – Contributos para uma análise do discurso não governamental nos media portugueses.

Link: https://www.sopcom.pt/page/publica____es#atas_de_congressos_

2017-06-04T22:29:07+00:00