Bolsa de criação jornalística com candidaturas até final de 30 de junho

Até dia 30 de junho está aberto o concurso para apresentação de trabalhos, realizados até 10 de outubro do ano passado, destinados a concorrer à bolsa de criação jornalística “Aquele outro mundo que é o mundo – o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento”.

Assim se intitula a bolsa que resulta da colaboração entre a Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Associação Coolpolitics e dois centros de investigação – o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UCoimbra) e o Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-ISEG/ULisboa), com financiamento do Camões, IP e co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

Segundo os organizadores, “trata-se de um exercício de criação jornalística, realizado a quatro mãos em Portugal, na Europa e em África (num país de língua portuguesa), proporcionando assim um programa de mentoria entre jornalistas e jovens estudantes ou estagiários de cursos de Jornalismo e Comunicação. São elegíveis para esta bolsa propostas de trabalhos de reportagem escrita, fotográfica ou áudio”.

Esta iniciativa, destinada a “contribuir para uma reflexão sobre a cobertura mediática de questões relacionadas com o desenvolvimento e para melhorar a qualidade da relação entre jornalistas e profissionais da área do desenvolvimento”.

Haverá diferentes montantes disponibilizados, consoante se trate de reportagens em Portugal, na Europa ou em África. A organização indica que “as reportagens serão posteriormente publicadas na plataforma online do projecto (http://projectomedia.wixsite.com/aqueleoutromundo/bolsa-jornalistica). A intenção expressa da sua publicação num órgão de comunicação social é uma mais-valia e terá uma majoração na avaliação da proposta”.

Por outro lado, “os/as candidatos/as devem apresentar a sua proposta, preenchendo o formulário disponível em https://goo.gl/forms/YiLOb7IrdYKiidnp2“. Outros esclarecimentos adicionais podem ser pedidos através de info@acep.pt.

Os resultados serão divulgados a 31 de julho.

Fonte: SJ

2017-06-27T13:59:24+00:00