Colóquio Narrativa, Média e Cognição – 4 Out 2017

Se a narrativa e a sua construção tem sido um tema que a última década dotou de particular visibilidade, o modo como essa construção se interliga com os media e a tecno-mediação, gerando uma cada vez maior hibridização de géneros e formatos, bem como inegáveis implicações cognitivas tanto na perspectiva da criação como da recepção, são motivos mais que suficientes para justificar a continuada pertinência deste colóquio. Este é o 4º encontro – depois de se ter iniciado na Universidade do Minho em 2014, passado pela Universidade Católica Portuguesa em 2015 e pela Universidade do Porto em 2016, este ano cabe à Universidade da Beira Interior a oportunidade de promover uma reflexão e discussão conjuntas em torno deste tema tão claramente multifacetado.

Entre os seus objectivos, estará também realçar a relação fenomenológica, perceptiva e emocional que, na contemporaneidade, tão claramente detectamos na estrutura narrativa dos conteúdos, respectiva formatação e transmissão mediática e mediada. Esta análise e questionamento tornam-se prementes num universo cuja progressiva predisposição para a introdução de mecanismos de gamificação, misturando e nivelando facto e ficção, não só modela a recepção, como promove uma potencial consciência distópica por parte de públicos e audiências em relação aos conteúdos veiculados, em detrimento da credibilidade e legitimidade que, no passado, foi condição desses formatos narrativos e dos meios a que estavam e estão associados.

Nesse sentido, a Organização convida à submissão de propostas de comunicação originais cujo enquadramento temático possa partir de perspectivas tão diversas como:
• Narrativa e Comunicação;
• Narrativa no cinema, videojogos, arte interativa, intermedia e transmedia;
• Estudos de narratologia (poéticas, correntes, estilos, géneros, modelos narratológicos);
• Elementos e mecanismos narratológicos (premissa, conflito, ações, personagens, relações entre personagens, tempo, espaço…);
• Novas poéticas e estruturas narrativas (modelos não-lineares e multilineares, hibridismo);
• Papel da narrativa na cognição e na organização do conhecimento;
• Narrativas históricas, sociais e políticas (análise dos mitos, métodos historiográficos, discursos da identidade coletiva e da alteridade, utopias e distopias sociais, etc.);
• Lugar da narrativa na estética e teoria da arte;
• Espaços diegéticos;
• Ontologia da narrativa;
• Papel do criador e do espectador/recetor/utilizador;
• Narrativa e emoção;
• Desenvolvimento da narrativa (criatividade e aplicação de modelos narratológicos);
• Outras que contribuam de forma clara e argumentada para a relevância e contexto do debate pretendido.

Submissão de Propostas / Envio do Artigo Completo:
A submissão das propostas deve ser feita através do e-mail call.narrativamediacognicao@labcom.ubi.pt, indicando Título da Proposta, Temática Geral (a partir da lista indicada acima), Nome(s) do(s) Autor(es), Categoria Profissional, Filiação Institucional e e-mail(s) de contacto, anexando o ficheiro em versão .docx, .doc, .rtf ou .odt.

O resumo (abstract) da apresentação deve ser submetido até 31 de Agosto 10 de Setembro e ter um limite de 2000 caracteres. As apresentações deverão ser preparadas para 15 minutos, sugerindo-se os formatos PowerPoint, o OpenOffice ou Prezi mas não sendo obrigatório. As propostas aceites para comunicação virão a ser publicadas em livro de Actas, com ISBN e ISSN, não sendo obrigatório o envio do artigo completo nos casos em que o(s) autor(es) não o deseje(m).

Os participantes que desejarem enviar artigo completo devem fazê-lo até à data de 30 de Novembro, para o mesmo e-mail call.narrativamediacognicao@labcom.ubi.pt, devendo o texto ter até 30000 caracteres (resumo e bibliografia não incluídos), e ser enviado também em formato .doc, .docx, .rtf ou .odt (não serão aceites textos enviados em .pdf).

Caso contenha imagens, as mesmas devem ser enviadas separadamente em .jpeg, gravadas com indicação do apelido do autor principal e numericamente de acordo com a ordem do seu aparecimento no texto (ex: Costa_001.jpeg). O texto deve conter indicação dessa referência, no local pretendido para inserção de cada imagem, acompanhada da respectiva legenda.

Datas Importantes
Submissão de Propostas de Comunicação: até 31 de agosto 10 de Setembro
Notificação de aceitação: até 20 de setembro
Data limite para envio do artigo completo: 30 de Novembro

Comissão organizadora:
Francisco Merino (UBI – LabCom.IFP)
Luís Frias (UBI – CIC.Digital)
Nelson Zagalo (UM – CECS)

Comissão científica:
André Barata (UBI – LabCom.IFP)
Bruno Mendes da Silva (UALG – CIAC)
Catarina G. Moura (UBI – LabCom.IFP)
Carlos Caires (UCP – CITAR)
Daniel Ribas (IPB / CITAR – UCP)
Fátima Chinita (IPL / ESTC)
Fernanda Bonacho (ESCS / IPL- ICML / UNL / FCSH – CIC.Digital)
Filipe Luz (ULHT)
Filipe Martins (UP / ESMAE – Instituto de Filosofia)
Francisco Merino (UBI – LabCom.IFP)
Guilhermina Castro (CITAR – UCP)
Herlander Elias (UBI – LabCom.IFP)
Jorge Leandro Rosa (UP – Instituto de Filosofia)
Jorge Louraço (ESMAE)
Jorge Palinhos (UM – CECS / ESAP – CEAA / UCP – CITAR)
José Bidarra, (UAb / CIAC)
Né Barros (UP – Instituto de Filosofia / balleteatro / ESAP)
Nelson Zagalo (UM – CECS)
Patrícia Gouveia (UL – FBA)
Paulo Nuno Vicente (UNL / FCSH – iNOVA MediaLab)
Valentina Nisi (UM – M-ITI)

Contactos
Colóquio Narrativa, Média e Cognição
4 Out 2017
Auditório da Biblioteca
Universidade da Beira Interior
Covilhã Portugal

Organização:
narrativamediacognicao@labcom.ubi.pt

Submissão de Propostas / Envio do Artigo Completo:
call.narrativamediacognicao@labcom.ubi.pt

2017-09-11T09:46:56+00:00