Call for Papers – VIII Encontro Anual da AIM

O VIII Encontro Anual da AIM terá lugar na Universidade de Aveiro nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio de 2018, numa organização conjunta da AIM e do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. O Encontro Anual da AIM é uma conferência internacional onde todas as propostas serão submetidas a revisão por pares e serão publicadas atas em formato eletrónico.

Criada em 2010, a AIM pretende reunir em Portugal o conjunto de investigadores que têm em comum objetos e temas de pesquisa relacionados com a imagem em movimento. Com este objetivo, realizaram-se já sete encontros anuais: na Universidade do Algarve, Faro (2011), na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (2012), na Universidade de Coimbra (2013), na Universidade da Beira Interior, Covilhã (2014), no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (2015), na Universidade Católica Portuguesa, Porto (2016) e na Universidade do Minho, Braga (2017).

Os conferencistas convidados deste Encontro, cuja presença já está confirmada, são: Dorota Ostrowska, professora e investigadora de estudos fílmicos e novos media em Birkbeck, Universidade de Londres (Reino Unido). Entre os seus interesses de investigação estão o estudo dos media europeus, os festivais de cinema e a história do cinema e produção dos media. Autora de Reading the French New Wave: Critics, Writers and Art Cinema in France(2008) e European Cinemas in the TV Age (2007); Ian Craven, professor de estudos fílmicos e televisão na Universidade de Glasgow (Reino Unido). Entre os seus interesses de investigação estão o cinema e a televisão australianos e o cinema amador britânico. Autor de Australian Popular Culture (1994) e Australian Cinema in The 1990s (2001), está neste momento a terminar um livro sobre o cinema amador britânico nos anos 1930.

(Um terceiro conferencista convidado será anunciado muito em breve).

A AIM convida à submissão de propostas de comunicação, em português, inglês ou castelhano, que não excedam os 1500 carateres (incluindo espaços), nas seguintes áreas (que poderão ser alargadas a outras): cinema, televisão, vídeo e media digitais.

As propostas para o Encontro Anual podem ser submetidas por membros da AIM (inscrição gratuita) e por não-membros (taxa de inscrição de 50€, após aceitação). As contribuições poderão assumir a forma de comunicações individuais ou painéis pré-constituídos. Alguns painéis poderão ter respondentes. Os proponentes que já sejam membros da AIM terão de renovar a sua inscrição e proceder ao pagamento das quotas relativas à anuidade de 2018 até 30 de novembro de 2017 (30€/normal; 20€/estudante).

Para mais informações sobre as condições de participação, formas de contribuição e submissão de propostas, consulte a Chamada para Trabalhos online.

O prazo para submissão de propostas termina a 30 de novembro de 2018.

2017-10-03T15:53:55+00:00