Romy Castro participa em colóquio “Cosmos: Science, Politics, Arts”

A investigadora do CIC.Digital NOVA, Romy Castro, vai participar no dia 13 de outubro pelas 18.15, no colóquio “Cosmos: Science, Politics, Arts”, na Faculdade de letras da Universidade de Lisboa, com uma comunicação intitulada “As Imagens do assentamento da Terra”.
A intervenção da investigadora, parte de um projeto artístico e filosófico pessoal, designado “A Terra Como Acontecimento”, edificado espacial e tecnicamente em várias perspetivas extensionais de Terra/Espaço, onde se capturaram distintas matérias da Terra, em diversos domínios do território da cor, para construir temporalmente, segundo um processo cumulativo de conhecimento, teórico e prático, uma série de obras de arte, que se aprofundaram interdisciplinarmente em diferentes dimensões, para revelar o que emerge da espacialidade da Terra – do fundamento do lugar.

Realização que implica para o seu acabamento e revelação uma “instauração de verdade”. Isto é, uma abertura interior do ser para a contemplação poética do Cosmos, para que se instaure neste abrir um fenómeno originário (Urphänomenen) como doação do ser e aparição do desenho da imagem do pensamento, para em devir, revelar as causas primeiras e últimas da Terra. A Terra como origem e como meio, mas apenas quando ela se torna obra e entra dentro de um mundo, onticamente, para ser nomeada através das imagens do seu assentamento e mostrar o seu assento.

A entrada é livre.

Website do colóquio: https://humboldtkollegcosmos.wixsite.com/cosmos
Programa completo, Cosmos_Programme A4 (2)

2017-10-13T10:48:25+00:00