Nova publicação da Coleção Media & Jornalismo: “A Cláusula de Consciência e o direito dos jornalistas a dizer não” de Otília Leitão

Com a chancela da Alêtheia Editora, foi ontem apresentado na Casa da Imprensa o livro “A Cláusula de Consciência e o direito dos jornalistas a dizer não”. Trata-se de uma obra que resulta da sua tese de mestrado em que a autora aborda a cláusula de consciência do jornalista e os conselhos de redação, considerando a sua consagração como parte integrante do regime democrático conquistado com a revolução do 25 de abril de 1974. Analisa a natureza da cláusula de consciência, mecanismo protetor da independência intelectual do jornalista, refletindo sobre o seu papel atual, em que a competitividade, a voracidade da rapidez da informação e outros fatores roubam a reflexão, e são «suscetíveis de induzir uma autocensura ou submissão a regras empresariais apenas pautadas por interesses económicos». E dá casos práticos nas redacções portuguesas.

A sessão de apresentação contou com a presença da juíza-desembargadora Adelina Barradas de Oliveira, da jornalista e presidente do Sindicato dos Jornalistas Sofia Branco, do Prof. Alberto Arons de Carvalho e da Profª Ana Cabrera.

2017-02-20T12:23:13+00:00