Carla Baptista é a convidada do 7.º Webinário do GT Jovens Investigadores da SOPCOM

O próximo webinário do GT da Sopcom será dia 27 de março, pelas 16h e contará com a presença de Carla Baptista, docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e membro da direção do Pólo FCSH/NOVA do CIC.Digital.
O tema escolhido para esta sessão é “Guerra e reportagem: a actividade jornalística e os media impressos na I Guerra Mundial (1914-18)”.

Resumo: Neste webinário iremos abordar o tema da cobertura jornalística da I Guerra Mundial (1914-18) pelos principais jornais portugueses – Diário de Notícias, A Capital, Século. Iremos focar nos repórteres portugueses enviados à frente de batalha na Europa, situada na Flandres (norte da França), casos de Hermano Neves, Almada Negreiros, Silva Graça, Oldemiro César, Paulo Osório. Tentaremos caracterizar o género “reportagem de guerra”, no contexto da emergência de um jornalismo de guerra, até aí desconhecido dos repórteres portugueses. A conversa será ainda pretexto para um conjunto de questões que, para além do seu interesse histórico, podem ajudar a estabelecer pontes para a forma como o jornalismo faz hoje a cobertura de guerras e outros conflitos, designadamente:
– quais são os limites à actuação do repórter em contexto de guerra? Como foi, em concreto, essa experiência durante a I Guerra Mundial?
– qual é o papel do jornalismo numa situação de guerra mundial, e como se jogou a articulação do jornalismo com os outros poderes (político e militar?)
– que semelhanças e diferenças teve a experiência portuguesa de cobertura da I Guerra em comparação com a de outros países, designadamente a França (país que conheceu a guerra no seu solo) e a Inglaterra (país que detinha o comando militar sobre o exército português?).

O link de transmissão é: https://www.youtube.com/watch?v=lCit-yero80

 

2017-03-22T18:13:22+00:00