Colóquio do GT de Cibercultura da SOPCOM

Francisco Rui Cádima (IR do CIC.Digital NOVA/FCSH), Jorge Martins Rosa (coordenador do grupo de investigação “Cultura, Mediação e Artes” da UI e co-organizador do evento) e a doutoranda Janna Joceli de Omena vão participar, no dia 18 de outubro, no colóquio “Targeting, Fake News e Ciberpopulismos: Entre Algoritmos e Cibercultura”, que vai decorrer no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Cultura, política e comunicação enfrentam agora, mais do que nunca, os seus abismos. Há que pensar a tempo esta vertigem, esta tecnologização da mediação, do saber e do conhecimento, este “clickbait” no campo da informação. É uma reflexão em torno destes aspetos que propõe a intervenção de F.R.Cádima, intitulada “A Rede na Estratégia da Aranha”.

“Watchdogs nas Redes Sociais: Uma Perceção Polarizada?” é o título da comunicação de Jorge Martins Rosa, em co-autoria com Janna Joceli de Omena e Daniel Cardoso. Os autores incidem a sua pesquisa exploartória na página do Facebook «Os Truques da Imprensa Portuguesa», recorrendo à visual network analysis e à análise de conteúdo e centrando-se no período em que foi revelada a identidade dos administradores da página.

A organização é do GT de Cibercultura da SopCom, com a colaboração do pólo Digital Media and Interaction (Universidade de Aveiro) do CIC.Digital.

A entrada é livre.

Targeting, Fake News e Ciberpopulismos: Entre Algoritmos e Cibercultura iberpo pulism o s

2017-10-11T21:18:46+00:00