agpcO número 28 da revista Media & Jornalismo reflete sobre o papel das novas tecnologias digitais no ensino do jornalismo. A paleta de desafios exige programas de estudo que não se deixem condicionar pelo novo aparato tecnológico; o potencial criado pelo ambiente digital deve, ao invés, explorar as dimensões que tornem o jornalismo distinto, valorizando o quadro de valores que sustentam a base e reassumindo um compromisso com a ética.

Sem descurar as velhas questões transversais ao ensino do jornalismo, como as relacionadas com a participação da academia no acesso à profissão, este número desenvolve‑se a partir de um primado: a necessidade de estabelecer uma aliança estratégica entre a academia e mundo profissional. A promoção dessa aliança estratégica pressupõe a arquitetura de uma dimensão laboratorial do ensino do jornalismo, que, enunciando pontes, coloque a academia no epicentro do urgente processo de reconstrução do jornalismo.
Este número é coordenado por Pedro Coelho e António Granado, ambos professores no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A vasta experiência jornalística de ambos permite‑lhes valorizar e aprofundar o conceito de aliança estratégica. A tese de doutoramento de Pedro Coelho, defendida na Universidade Nova de Lisboa em 2014, discorre, igualmente, sobre o conceito, apresentando propostas de aproximação entre academia e profissão, protetoras da identidade de ambas. O conjunto de artigos desta revista explora a dimensão laboratorial do ensino do jornalismo a partir da apresentação de um quadro concetual abrangente, como no artigo de Paulo Nuno Vicente, ou pensado a partir de duas plataformas mediáticas – rádio e televisão – nos artigos de Luís Bonixe, Galvão Júnior e Carlos Canelas, Jorge Ferraz de Abreu e Jacinto Godinho.

A Direção

By |2016-11-20T21:11:39+00:00Junho 30th, 2016|Notícias|Comentários fechados em Revista Media & Jornalismo Nº 28 – A Dimensão Laboratorial do Ensino do Jornalismo