CIC. DIGITAL PÓLO FCSH é responsável pela edição de:

  • 4 revistas científicas com revisão de pares;
  • 2 colecção de livros
  • 1 repositório
  • 1 dicionário

REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

 

A Revista de Comunicação e Linguagens é uma publicação semestral da área das Ciências da Comunicação, criada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa, existindo sem interrupção desde 1988. Os seus principais objectivos são: contribuir para o enriquecimento da investigação científica interdisciplinar no campo da comunicação e da cultura; promover o encontro da investigação nacional e internacional dentro dos melhores padrões de qualidade cientifica; fornecer informação e linhas de orientação diversificadas e actualizadas a quantos se encontram ligados ao ensino e à investigação das ciências da comunicação.
A Revista de Comunicação e Linguagens está incluída nos catálogos LATINDEX e ProQuest / CSA (Cambridge Scientific Abstracts).

http://www.fcsh.unl.pt/rcl/index.php/rcl/index  

Arquivo RCL  

REVISTA MEDIA & JORNALISMO

 

Media & Jornalismo, publicação do Centro de Investigação Media e Jornalismo, é uma revista científica que tem como objetivo constituir um espaço de debate e divulgação da pesquisa realizada sobre os media e o jornalismo. Afirma-se como um fórum promotor de discussão qualificada não só na comunidade académica mas também entre todos os que se interessam pelos media e pelo jornalismo na sociedade contemporânea. Pretende, assim, contribuir para a compreensão  destes complexos fenómenos sociais, investigando de forma crítica tanto o seu presente como o seu passado.
A revista Media & Jornalismo abre-se a um leque de abordagens diversificadas, num diálogo que respeita a pluralidade de pontos de vista. As metodologias de análise são diversas, sempre pautadas pela exigência de rigor científico. Pretende-se que a reflexão produzida contribua para um conhecimento aprofundado e crítico dos temas centrais na área, como, por exemplo: jornalismo e democracia; media e identidades sociais; história dos meios de comunicação social; ética da comunicação e deontologia do jornalismo; economia e política dos meios de comunicação social; estratégias da comunicação; televisão e sociedade; tecnologias de informação e jornalismo; novas formas mediáticas e jornalísticas; jornalistas como comunidade interpretativa.

http://impactum-journals.uc.pt/index.php/mj/

Arquivo RMJ 

INTERACT

 

A Interact- revista online de Arte, Cultura e Tecnologia é uma publicação digital editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), atualmente integrado no pólo FCSH do CIC.Digital. O seu objetivo é a reflexão e a discussão em torno de temáticas importantes do pensamento contemporâneo, o acompanhamento crítico de acontecimentos e práticas culturais e artísticas e o incentivo ao trabalho de experimentação com as tecnologias digitais e as redes de informação.
Diminuir o fosso ainda existente entre a cultura e a cibercultura é ainda uma das suas principais motivações, procurando por isso o encontro (e o confronto) entre práticas mais tradicionais no âmbito da cultura (como o ensaio, a crítica e a recensão), e práticas de expressão, de reflexão e de criatividade próprias à cultura digital, como as da hipertextualidade e hipermedia, interactividade e conectividade.

http://interact.com.pt/

COLEÇÃO CULTURA, MEDIA E ARTES

 

A coleção  Cultura, Media e Artes, colecção de ebooks CECL / UnyLeya, tem por objetivo central interrogar as dimensões culturais da comunicação. O seu objeto é a produção discursiva e imagética que constitui a cultura, assim como as mediações, as técnicas e as redes que estão na base do seu registo e disseminação. Pensamento, imagem, linguagem e artes a partir dos quais a cultura se reinventa e dispositivos tecnológicos ligados aos processos de mediação e retenção das práticas criativas desenham o perfil filosófico e científico para acolhimento de edições temáticas.

http://www.cecl.com.pt/pt/publicacoes/coleccao-cultura-media-e-artes

 

COLEÇÃO MEDIA & JORNALISMO

 

A coleção “Media e Jornalismo”, iniciada em 1997, decorreu na sua primeira fase, até 2012, no âmbito de uma parceria entre o CIMJ e a editora Livros Horizonte. Atualmente a colecção é publicada através de uma nova parceria, agora entre o CIMJ e a Alêtheia Editores. A escolha da Alêtheia Editores foi antecedida por uma identificação do que seriam as necessidades do CIMJ e dos seus investigadores em matéria editorial, considerando o melhor preço, a eficácia do trabalho, a diversidade de serviços e a flexibilidade de soluções.

http://cicdigitalpolo.fcsh.unl.pt/pt/cmj/