Lançamento: A crise do jornalismo em Portugal | 23 fevereiro 2017

Vários investigadores do CIC.Digital Pólo FCSH/NOVA participam na mais recente obra “A crise do Jornalismo em Portugal” organizado por José Nuno Matos, Carla Baptista e Filipa Subtil.

O livro tem o seu lançamento marcado para o próximo dia 23 de fevereiro, pelas 18:30 na Casa da Imprensa (Lisboa), e será apresentado por Ana Luísa Rodrigues e Pedro Coelho.

A obra conclui que “O jornalismo é uma actividade historicamente fracturada, indecidida, com origens e práticas diversas, enraizadas na história e na cultura. A crise que atravessa tem aspectos estruturais (modelos de negócio frágeis, promiscuidade com o poder político e económico), alguns dos quais decorrentes de uma história recente (perda de receitas publicitárias e de públicos; disrupção tecnológica e identitária).
A versão portuguesa da crise, analisada neste livro, intensifica factores como a desregulação das relações laborais, uma afasia crítica e reflexiva que se traduz na ausência de modelos alternativos de existência; desequilíbrio e distorção na representação de grupos e problemáticas sociais; perda de autonomia dos jornalistas; fortalecimento dos discursos hegemónicos em detrimento do pluralismo e da independência. É um quadro pouco esperançoso.
O conjunto de artigos aqui reunidos, da autoria de jornalistas, académicos e investigadores na área dos media, pretende contribuir para a inversão deste cenário. Porque a esperança se alimenta de um debate aberto e informado.”

Edição: Deriva  e Outro Modo, Le Monde diplomatique – edição portuguesa

 

Toda a informação em https://livroslemondediplomatiqueedicaoportuguesa.wordpress.com/2016/12/06/a-crise-do-jornalismo-em-portugal/

2017-02-23T10:14:49+00:00