ORIENTAÇÃO DE TESES2017-03-28T14:38:25+00:00

ORIENTAÇÃO DE TESES

2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008

DOUTORAMENTO (ORIENTAÇÃO) | MESTRADO (ORIENTAÇÃO)

CASCAIS, António Fernando (2011-2016), Co-orientação (com Cristina Ponte, FCSH da UNL) da Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Especialidade de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela FCSH da UNL, do Mestre Daniel dos Santos Cardoso: “Entre corpos e ecrãs – Identidades e sexualidades dos jovens nos novos media”. Bolseiro pela FCT (SFRH/BD/73079/2010) (Aprovado com a classificação final de Muito Bom por unanimidade em 14 de Julho de 2016) (Concluída)

CASCAIS, António Fernando (2011-2016), Co-orientação (com Luís Manuel Aires Ventura Bernardo, FCSH da UNL) da Tese de Doutoramento em Filosofia, pela FCSH da UNL, da Mestre Margarida Abenta Roque: “Disposições Biopolíticas na Actualidade Ocidental” (Aprovada com a classificação final de Bom com Distinção por unanimidade em 14 de Junho de 2016) (Concluída)

CASCAIS, António Fernando (2015-2018), Tese de Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Mestre Paulo José Frazão Roberto: “Configurações da Verdade em Foucault. Saber, Poder, Ética”. Bolseiro pela FCT (PD/BD/105813/2014) (em curso)

CASCAIS, António Fernando (2015-2018), Tese de Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da Mestre Maria Helena Duarte de Abreu: “Eugenismo e biopolítica”. Bolseira pela FCT (PD/BD/105817/2014) (co-orientação de Jorge Marques da Silva) (em curso)

CASCAIS, António Fernando (2013-2018), Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Variante de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela FCSH da UNL, da Mestre Sónia da Silva Pina: “Do Fluxus à New-Media: A Cartografia de uma Atitude” (em curso)

CASCAIS, António Fernando (2010-2016), Tese de Doutoramento em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, do Mestre Luís Manuel da Silva Lavoura, “O suicídio laboral e as relações de poder: a trama da tecnologia anatómica e biológica segundo Michel Foucault” (em curso)

CASCAIS, António Fernando (2009-2017), Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, pela FCSH da UNL, especialidade de Comunicação e Artes da Licenciada Mónica Filipa Carneiro Guerreiro: “Identidade de género nos discursos sobre arte produzidos por criadores contemporâneos”. Bolseira pela FCT (SFRH/BD/64748/2009) (em curso)

COELHO, Sílvia - Canarim, Cláudia Fernandes (2016). Demasiado Sensual: a dança como prática coreo-política-afetiva. Dissertação de mestrado em Artes Cénicas. (nota final 16)

COELHO, Sílvia - Neto, Ângelo Cid (2016). Transversalidades de processos artísticos e científicos: Da ciência à dança, «ENSAIO» entre o laboratório e o estúdio. Trabalho de projecto de mestrado em Artes Cénicas. (nota final 17).

COELHO, Sílvia - Pereira, Bárbara Almeida (2016). Gesto e Capoeiragem. Um Corpo de Capoeira para o Vídeo-Dança. Dissertação de mestrado em Comunicação e Artes. (nota final 17).

COELHO, Sílvia - Silva, Rita Machado (2016). Um Cenografia de Exposição Itinerante no Teatro Maizum, Jorge Ferreira de Vasconcelos, Um Homem do Renascimento. Relatório de estágio de mestrado em Artes Cénicas. (nota final 13)

ROSA, Jorge - Orientação da tese de doutoramento em Ciências da Comunicação (Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias) de Diego Weigelt, intitulada A Rádio e os Jovens na Cultura Contemporânea: Usos e Hábitos em Portugal e Brasil. Classificado com Bom, por unanimidade, FCSH-UNL, 19 de Setembro de 2016. (Concluída)

ROSA, Jorge - Co-orientação da tese de doutoramento em História da Arte (Especialização em História da Arte Contemporânea), de José António Gomes de Oliveira, intitulada Arte e Tecnologia na Segunda Metade do Século XX: O Código como Paradigma. Classificada com Muito Bom, por unanimidade, FCSH-UNL, 8 de Julho de 2016. (Concluída)

ROSA, Jorge - Orientação da tese de doutoramento em Ciências da Comunicação (Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias) de Danielle Andrade Souza, intitulada Redes de Mobilização e Parto Ativo Humanizado no Brasil: Uma Proposta de Estudo da Dinâmica de Construção dos Media Sociais no Ciberativismo Brasileiro. (Em curso).

 

MESTRADO (ORIENTAÇÃO)

BARRETO, A. M. (2016) – Orientação da Tese de Mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação Estratégica, FCSH da UNL, do Licenciado Diogo André Felix Ramalho: “Marketing de conteúdo: análise das páginas Sagres e Superbock no Facebook”. (Classificado com 16 valores)

BARRETO, A. M. (2016) – Orientação do relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação Estratégica, FCSH da UNL, da Licenciada Sofia Sousa Pereira: “Planificação estratégica de Marketing no Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo da Reitoria da NOVA - Starters Academy". (Classificado com 16 valores)

BARRETO, A. M. (2016) – Orientação do relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação Estratégica, FCSH da UNL, do Licenciado João Luís Fernandes Simões: “Impacto do Website no Brand Equity de uma Empresa". (Classificado com 15 valores)

BARRETO, A. M. (2016) – Orientação do relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação Estratégica, FCSH da UNL, da Licenciada Rita Lourenço Mendes: “Planificação estratégica de marketing no Museu Nacional de História Natural e da Ciência". (Classificado com 18 valores)

BARRETO, A. M. (2016) – Orientação do relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação Estratégica, FCSH da UNL, da Licenciada Ana Rita da Silva Cardoso: “Os efeitos da aplicação do marketing relacional no brand equity na indústria de serviços : o caso ZONAVERDE". (Classificad0 com 16 valores)

BARRETO, A. M. (2016) – Orientação da Tese de mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação Estratégica, FCSH da UNL, da Licenciada Ana Filipa Mingatos Mesquita: “O impacto do marketing digital no crescimento das PME´S : a eficácia das atividades de social media desenvolvidas pelas PME´S nas reviews e recomendações dos influenciadores". (Classificada com 15 valores)

BARRETO, A. M. (2016) – Orientação da Tese de mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação Estratégica, FCSH da UNL, da Licenciada Fabiana Micaela da Silva Duarte: “O comportamento pró-social do dador de alimentos". (Classificada com 17 valores)

BARRETO, A. M. (2016) – Orientação do relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação Estratégica, FCSH da UNL, da Licenciada Vera Mónica da Silva Pimenta: “A importância do planeamento estratégico numa unidade de investigação do ensino superior: o caso do Pólo CIC.Digital da FCSH". (Classificad0 com 18 valores)

BARRETO, A. M. (2016) – Orientação do relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação Estratégica, FCSH da UNL, da Licenciada Cláudia Montenegro Moreira Marques: “Marketing aplicado às Universidades na captação de estudantes estrangeiros". (Classificad0 com 19 valores)

CASCAIS; António F. 2011-2015 – Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Especialidade de Cinema e Televisão, pela FCSH da UNL, da Mestre Caterina Cucinotta: “O vestuário no cinema: Percursos de análise em filmes portugueses de etno-ficção”. Bolseira pela FCT (SFRH/BD/74735/2010) (Aprovada com a classificação final de Bom com Distinção por unanimidade em 20 de Novembro de 2015) (Concluída)

CASCAIS, António Fernando (2015-2016), Co-orientação (com Maria João Vaz, ISCTE - IUL) da Dissertação de Mestrado em História Moderna e Contemporânea, Especialidade em Relações Internacionais, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa da Licenciada Ana Clotilde Graça Correia: “Corpo de Delito: A Repressão Policial à Homossexualidade na Primeira Década do estado Novo – Arquivos da Polícia de Investigação Criminal de Lisboa” (Aprovada com a classificação de 19 valores em 9 de Dezembro de 2016) (Concluída)

CASCAIS, António Fernando (2014-2016), Dissertação de 2º Ciclo / Mestrado em Ciências da Comunicação, Variante de Comunicação Estratégica, da Licenciada Joana Rita Caeiro Rocha Falcato: “O marketing social na saúde: O caso das campanhas de VIH/SIDA” (Aprovada com a classificação de 18 valores por unanimidade em 5 de Fevereiro de 2016) (Concluída)

CASCAIS; António Fernando (2014-2016), Dissertação de 2º Ciclo / Mestrado em Ciências da Comunicação, Variante de Comunicação Estratégica, da Licenciada Joana Rodrigues de Sá Caetano: “A importância da Comunicação Estratégica na alteração de comportamentos na sociedade" (Aprovada com a classificação de 16 valores em 6 de Janeiro de 2016) (Concluída)

FERNANDES, Joana Lobo , (em curso): Ana Marta Rocha, António Bombo, Carina Feliciano, Ana Carolina Caetano, Soraia Pinheiro e Ana Carolina Carvalho (Mestrado em Marketing e Comunicação do Instituto Politécnico de Coimbra – ESEC/ESTGOH)

FERNANDES, Joana Lobo , (defendidas): Allef Oliveira (FCSH-UNL) e Sara Lixa (Mestrado em Ciências da Comunicação – especialização em Comunicação Estratégica da FCSH-UNL)

PATRÍCIO, C. “Smart Cities” de Rui Jurze, Mestrado em Arquitectura, Escola de Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

PATRÍCIO, C. “Colagem na Arquitectura” de Cheila Azenha, Mestrado em Arquitectura, Escola de Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

PATRÍCIO, C. “Ruína: o paradigma de uma nova identidade” de Ricardo Diogo, Mestrado em Arquitectura, Escola de Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

PATRÍCIO, C. “Valorização do Artesanato Senegalês” de Elsa Conceição Gomes, Mestrado em Design, Escola de Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

ROSA, Jorge - Orientação da dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias), de Vanessa Raquel de Garcia Augusto, intitulada A Rádio Portuguesa enquanto Fenómeno Cultural Popular: Análise Comparativa entre os Programas «Rock em Stock» (1979) e «Portugália» (2002). Classificada com 15, FCSH-UNL, 14 de Dezembro de 2016. (Concluída)

ROSA, Jorge - Orientação da dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (Especialização em Comunicação Estratégica), de Rita Moita Pinheiro, intitulada A Importância dos Blogues Orientados para Produtos Femininos na Promoção das Marcas. Classificada com 16, FCSH-UNL, 11 de Julho de 2016. (Concluída)

ROSA, Jorge - Orientação da dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias), de Telmo Romeu Gaspar Simões, intitulada A Balança Social na Era Digital: Conectividade, Segregação e Isolamento. Classificada com 17, FCSH-UNL, 11 de Julho de 2016. (Concluída)

ROSA, Jorge - Orientação do relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias), de Aisha Allagui, intitulada Novas Tecnologias, Ferramentas Inovadoras na Promoção de um Serviço. Classificada com 13, FCSH-UNL, 7 de Julho de 2016  (Concluída)

ROSA, Jorge - Orientação da dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias), de Eva Patrícia Ribeiro Filipe, intitulada Jogos que nos Jogam: O Poder do Disempowerment e da Subversão na «Engenharia de Emoções». Classificada com 18, FCSH-UNL, 12 de Janeiro de 2016.  (Concluída)

 

MEMBRO DO JÚRI

BARRETO, A. M. (2016) 

Lixa, Sara (2016). Mergers and Acquisitions. The significance of internal communication. Master degree. NOVA University.

Barreira, Lívia (2016). Updating of digital communication of the Portuguese company Nova Base. Master degree. NOVA University.

Pessanha, Elisa (2016). Trends and digital marketing applications in tourism 2.0. Master degree. Universidade Católica Portuguesa.

Pinheiro, Rita (2016). Partnerships between fashion blogs and brands and their influence on readers. Master degree. NOVA University.

Oliveira, Allef (2016). The importance of developing the organizational narrative in the construction of organizational identity and its communication: the Walmond case study. Master degree. NOVA University.

Franco, Marina (2016). Construction of effectiveness in internal communication: audit and intervention to in DSI – EDP Internal Communication. Master degree. NOVA University.

Lopes, Nathalie (2016). Communication and Image Startup Project. Master degree. NOVA University.

Luz, Maria do Carmo (2016). The Product Placement on Portuguese television: a soap opera analysis " Mar Salgado " and the talent show "X Factor". Master degree. Universidade Católica Portuguesa.

Abreu, Francisco (2016). The growing importance of digital marketing and its implementation in integrated communication strategies of companies. Master degree. NOVA University.