A obra “A Mediatização da Política na era das redes sociais”, da autoria de Rita Figueiras, é apresentada a 4 de abril, pelas 18h30, na Livraria Alêtheia, por Mário Mesquita.
Este é o mais recente título da coleção Media & Jornalismo, da Alêtheia Editora.
Resumo: Na era da mediatização a lógica dos media tem vindo a impregnar a ação política e a sua perceção pública, levando a que capacidades mediáticas sejam, cada vez mais, confundidas com competências técnicas e governativas. Por outro lado, a contínua comercialização do jornalismo reflete-se num interesse crescente em mediatizar políticos que sejam astutos “fazedores de notícias”. E estes agradecem: esta forma de estar no espaço público ajuda-os a concretizarem as suas estratégias, a granjearem popularidade e a alcançarem legitimidade mediática – um recurso político precioso nas democracias contemporâneas. Este processo de transformação tem contribuído para amplificar o espaço da comunicação mediatizada, ao mesmo tempo que tem reduzido a capacidade de o público distinguir a política da sua mediatização.