Encontra-se aberta até 31 de janeiro de 2018, a chamada de artigos para a Revista “Media & Jornalismo” nº33. Trata-se de um número temático sobre “Comunicação Estratégia”, editado por Ana Margarida Barreto e Estrela Serrano (CIC.Digital FCSH/NOVA).
O registo no sistema OJS, e posterior acesso ou autenticação, é obrigatório para a submissão de trabalhos, bem como para o acompanhamento do processo editorial.
Antes de submeter o seu artigo completo, consulte as Instruções para Autores , Condições para Submissão e a Políticas editoriais da revista.
Os artigos serão sujeitos a revisão cega por pares e deverão ser enviados, com observação estrita das regras de submissão em vigor, através da plataforma OJS. Aqui: http://impactum-journals.uc.pt/index.php/mj/index.
A comunicação estratégica adquiriu nos últimos anos um estatuto central na vida das organizações quer na construção da sua identidade quer como instrumento de gestão e de reconhecimento público. A imagem das organizações, potenciada pelo desenvolvimento e expansão das tecnologias da informação e da comunicação e o surgimento dos novos media, veio exigir novas competências de gestão que não se reduzem apenas à troca de informações ou à comunicação promocional.
A comunicação estratégica tem a ver com integração e envolve a articulação política e táctica de todas as mensagens, meios e públicos. Pressupõe um plano coerente assente na identidade corporativa, orientado para a criação de uma imagem que ajude a organização a ir ao encontro dos seus objectivos mais amplos (comerciais, sociais ou políticos) a partir de uma perspectiva holística / integral da comunicação.
A investigação em Comunicação Estratégica procura explicar e prever o comportamento humano como consequência do uso estratégico da comunicação pelas organizações e promover mudanças comportamentais, emocionais e cognitivas, individuais e coletivas e faz apelo a campos como a sociologia, a psicologia, a antropologia.
A comunicação estratégica inclui a comunicação interna e externa, a comunicação de marketing, as relações públicas e a publicidade, em todas as plataformas de comunicação (analógica e digital) bem como comunicação e implementação de políticas públicas e o marketing político e social, de organizações e instituições públicas e privadas.
O número 33 da revista Media&Jornalismo dedicado à Comunicação Estratégia, acolhe contributos que se debrucem, do ponto de vista teórico ou empírico, sobre a seguinte área:
Comunicação Estratégica Institucional e Organizacional
Os tópicos de pesquisa que se enquadram neste título incluem o estudo das formas pelas quais organizações, governos e membros de grupos sociais e políticos criam e divulgam mensagens estratégicas aplicadas ao processo político, à comunicação de ciência, às políticas públicas, e às organizações sem fins lucrativos, com o intuito de persuadir, informar e mudar comportamentos. Designadamente, sobre o contributo da comunicação estratégica nas seguintes temáticas:
- Gestão de reputação.
- Gestão e comunicação de crises.
- Campanhas de comunicação estratégica (estratégias e tácticas).
- Propaganda e estratégias argumentativas.
ISSN 2183-5462 (online)
ISSN 1645-5681 (print)
A revista Media & Jornalismo encontra-se em processo de indexação às principais bases de dados científicas internacionais.