“A etnografia virtual, como proposta de método de pesquisa” por Marcus Vinícius Kucharski

Realiza-se no dia 3 de novembro, a partir das 18h, na sala T1 da Torre B da NOVA-FCSH, uma conferência sobre “Etnografia virtual como método de pesquisa dos conteúdos da rede mundial”, com o Professor Marcus Vinícius Kucharski, da Universidade Federal de Tecnologia do Paraná.

Marcus Vinícius Kucharski é Licenciado em Letras Português-Inglês, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Mestre e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), tendo-se dedicado à pesquisa da prática profissional docente e suas técnicas e tecnologias em todos os seus âmbitos tanto no ensino presencial quanto na educação à distância. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), lotado na Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT) e no Departamento de Educação (DEPED). Também é pesquisador nível I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação, coordenando um curso de Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Gerenciou a educação à distância da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) por seis anos, tendo participado decisivamente da criação e implementação do primeiro curso no Brasil de graduação tecnológica à distância (EAD) em Gestão de Transporte Aéreo pela parceria UTP / Universidade de Uberaba (UNIUBE). Lecionou em diversas instituições de ensino superior no Paraná (PUCPR, UEPG, UTP, UniCuritiba). Ocupou, por oito anos, cargo de coordenador de mídia digital junto ao Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), tendo autorado e coordenado a implementação de materiais didáticos multimídicos, além de capacitado professores e gestores para implementação de soluções educacionais informatizadas no âmbito da Educação Básica. Seu interesse atual de trabalho e pesquisa centra-se especialmente na formação de professores com e para a incorporação de recursos digitais de comunicação à prática pedagógica e de pesquisa em todos os níveis educacionais (na perspectiva da Educomunicação), bem como na identificação e desenvolvimento de um novo Ethos docente a partir dos desenvolvimentos tecnológicos e das características e exigências da geração que ora aporta em nossas universidades. Metodologicamente, também tem-se dedicado ao aprimoramento e divulgação do método de etnografia virtual para pesquisas na área das ciências humanas em geral e da educação em específico – tendo sua tese sido a primeira no Brasil totalmente desenvolvida sob tal perspectiva metodológica.

Organizado pelo CIC.Digital NOVA-FCSH, este evento tem entrada livre.

2017-10-28T09:47:14+00:00