Realiza-se nos póximos dias 8 de Março e 7 de Abril deste ano, o Curso Livre Fotografia e Cinema: Conhecimento, Visionamento e Discussão de Filmes e Fotografia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL).

Este Curso, da responsabilidade da Professora Doutora Margarida Medeiros, terá como formadores Luís Mendonça, mestre em Cinema e doutorando em Ciências da Comunicação na FCSH-UNL, e Mariana Castro, mestre em Filosofia – Estética, fotógrafa e doutoranda em Comunicações e Arte na mesma faculdade e será leccionado todas as terças e quintas de cada semana e em horário pós-laboral.

O programa irá traçar a história da relação “incestuosa” entre fotografia e cinema ao longo do século XX, começando pelas vanguardas artística, passando pela relação da fotografia com o jornalismo e a política e terminando na afirmação da fotografia enquanto bela-arte.

Para o enriquecimento do programa, convidámos três destacadas personalidades na área: a fotógrafa, realizadora e artista plástica Tatiana Macedo, vencedora da primeira edição do prémio Sonae Media Art; o Professor italiano Claudio Capanna, que lançou em 2014 um livro sobre a relação entre fotografia e cinema, Lampi. La fotografia vista dall’occhio dei grandi del cinema; e André Príncipe, fotógrafo, realizador e editor na Pierre von Kleist.

O custo de inscrição é o seguinte:

Público em geral: 120€ | Associado INATEL/ACP: 96€ | Estudantes UNL/licenciaturas, mestrados e doutoramentos): 100€ | Docentes UNL / Alumni FCSH: 100€

Número máximo de alunos: 20. O Curso vale 2 créditos (ECTS) para alunos da FCSH-UNL e 1 para alunos de outras faculdades. Fazemos notar que os Cursos Livres da FCSH-UNL são validados pelo Conselho Científico e conferem um certificado académico.

2017-02-20T15:15:44+00:00