Acção de formação sobre: Comunicação, Media e Questões de Género

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL), em parceria com o CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, promovem, nos dias 20 e 21 de março de 2017, um seminário formativo intitulado “Comunicação, média e questões de género”.
Esta iniciativa surge na sequência de várias ações de formação de jornalistas e profissionais de comunicação em geral, levadas a cabo, nos últimos anos, em várias instituições de ensino superior nacionais, pela CIG em parceria com o CENJOR, no âmbito do Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não- Discriminação.

As sessões ocorrerão na ESCS, nos dias 20 e 21 de março, na sala 2p9. O público-alvo são estudantes e docentes dos cursos de comunicação, investigadoras/es, profissionais de comunicação, organizações não governamentais da área da cidadania e igualdade de género e público em geral.

Esta acção de formação tem dois objectivo principais: 1) fomentar nos estudantes do ensino superior, nos docentes, nos profissionais de comunicação e no público em geral um olhar crítico sobre as mensagens (texto, imagem e som) estereotipadas do ponto de vista das relações e dos papéis de género nos conteúdos jornalísticos, publicitários, de comunicação interna ou de entretenimento; 2) sensibilizar para o papel que os profissionais da comunicação deverão desempenhar na desconstrução de estereótipos de género, no sentido de produzirem conteúdos que contribuam para a eliminação de práticas de desigualdade de género nos media.

Os/as preletores/as das sessões serão Carla Cerqueira (investigadora do CECS), Orlando César, jornalista (docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e formador no Cenjor), Sofia Branco (jornalista da Agência Lusa e presidente do Sindicato dos Jornalistas), Elisabete Brasil e Sónia Soares (ativista da União de Mulheres Alternativa e Resposta, investigadora do Observatório de Mulheres Assassinadas), Jorge Veríssimo (Presidente, docente e investigador da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa) e Filipa Subtil (docente e investigadora da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa).

A participação é gratuita, apenas sujeita a reserva prévia através do e-mail: direcao@escs.ipl.pt
Inscrições: até 17 de março de 2017
NOTA: No final do seminário, será passado um certificado de participação nesta acção de formação com o número total de horas frequentadas pelo formando.

Organização:
Escola Superior de Comunicação Social, IPL
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
CENJOR – Centro Protocolar de Formação de Jornalistas

Consulte o programa aqui.

2017-03-13T17:39:58+00:00