Workshop «Remembrance» entre história e memória no presente, 25 de março 2017

Remembrance é o recordar por memórias coletivas, memória histórica e cultural, e também palavra de código ético e político para a cidadania. Políticas da memória, e debates associados, que convocam o passado com o dever de recordar. Guerras, genocídios, tragédias, traumas e violência são passados difíceis que as agendas institucionais, reflexivas e críticas chamam em nome da responsabilidade histórica, dos direitos humanos, de identidades e rituais de comemoração. A esse eixo juntam-se outros para a problemática da remembrance em capturas e usos do passado. De documento a monumento, o passado no presente por via de testemunhos, arquivos, memoriais e museus, vestígios e sítios, em suma património entre tantos registos de quotidianos, artes, documentários, media e esferas do digital.

Este workshop sucede a um anterior sobre memórias no Espaço Umar em 2014, agora para a reflexão sobre a remembrance na condição contemporânea e cultura mnemónica, igualmente em agenda na Europa. Uma noção que está entre história e memória porque não existem reencontros com o passado, ou resgates, sem reconstruções e questionamentos do presente. Factuais ou ficcionais, atravessam narrativas e ideologias assim como a arquitetura de eventos e lugares de memória: museus, memoriais e monumentos, incluindo a contra monumentalidade com que algumas obras contemporâneas promovem outros modos de lembrar e comemorar. O workshop mostra casos de referência com iconografias sobre o tema.

Remembrance e usos do passado
Políticas de memória e reconhecimento
Comemorações, símbolos e lugares de memória
Remembrance em agenda na Europa

O workshop abrange 6 horas de formação, e decorre no dia 25 de março, sábado, 10:30 – 13:00 / 14:30 – 18:00
Local: Espaço UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta / Rua da Cozinha Económica, Bloco D, Espaços M e N, Lisboa
Preço: 35 euros / A ficha de inscrição será enviada aos participantes após contacto para write.iccultura@gmail.com

Idalina Conde – Perfil em https://iscte-iul.academia.edu/idalinaconde. Professora e investigadora no ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa, doutorada em sociologia; autora de diversos trabalhos sobre abordagens biográficas, a condição artística e espaços culturais. Desde 2008 realizou cursos e workshops sobre auto/biografias, memórias e histórias de vida. Desenvolve uma linha de estudos sobre a Europa com iconografias da arte, património, e a abordagem de problemáticas entre as quais as da literacia cultural e da remembrance.

2017-03-14T15:53:42+00:00