Patrícia Teixeira no Congresso da AGACOM 2017

Patrícia Teixeira, investigadora do CIC.Digital – Pólo FCSH/NOVA participará no I Congreso Internacional da Asociación Galega de Investigadoras e Investigadores en Comunicación (AGACOM), em Santiago de Compostela, com a comunicação “A GAZETA DE LISBOA: INFORMAÇÃO E ILUSTRAÇÃO NO PORTUGAL DO SÉCULO XVIII”. O evento decorre nos dias 20 a 21 de novembro de 2017, na Universidade de Santiago de Compostela.

Palavras-chave: Gazeta de Lisboa; história do jornalismo; século XVIII; Iluminismo; José de Monterroio

Resumo:
Publicada semanalmente, a “Gazeta de Lisboa”, surgida em 1715, foi o principal periódico português do século XVIII. Porém deteta-se uma ausência de estudos sobre a publicação, uma lacuna na produção de conhecimento historiográfico e comunicacional sobre a imprensa portuguesa. Surgiu, assim, a ideia de realizar um estudo que caracterizasse este periódico no seu primeiro período de publicação (1715-1760), durante o qual foi redigido por José de Monterroio. Para tal, será adotada uma perspetiva vinculada ao campo das Ciências da Comunicação e dos Estudos Jornalísticos, recorrendo-se quer à análise de fontes documentais, quer a uma análise do discurso quantitativa e qualitativa, com enfoque culturológico, na linha proposta por Sousa (2004). Seguir-se-ão, genericamente, modelos de investigação de provada relevância na investigação de outros periódicos seiscentistas e setecentistas, como os usados nos trabalhos de Sousa, coord. et al. (2007, 2011 e 2013), de Silva (2005 e 2007), de Conboy (2010), Espejo (2000, 2011) e de Haffemayer (2002). Como este trabalho investigativo, tentar-se-á provar a tese de que a “Gazeta de Lisboa”, ainda que de linha oficial, e constrangida por um modelo normativo e funcional de jornalismo subordinado aos interesses do Absolutismo, foi o periódico protagonista da disseminação de informações e de disseminação do espírito da Ilustração no Portugal setecentista. A investigação encontra-se, ainda, numa fase inicial e exploratória, sendo que esta comunicação irá apresentar uma primeira abordagem ao tema.

2017-07-14T10:24:23+00:00