Patrícia Teixeira e Inês Aroso participam no XV Congreso da Asociación de Historiadores de la Comunicación, este ano dedicado à Comunicação e espetáculo

Patrícia Teixeira, investigadora do Pólo FCSH/NOVA do CIC.Digital, apresenta em co-autoria com Inês Aroso (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ LabCom.IFP), uma comunicação subordinada ao tema “O espetáculo do futebol: como os jornais desportivos portugueses “contaram” as vitórias do Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões (1987 e 2004)”, no próximo XV Congreso da Asociación de Historiadores de la Comunicación, que decorrerá a 14 e 15 de setembro na Universidade do Porto.

Mais info: https://xvcongressoahc2017.up.pt/

The football spectacle: how the Portuguese sports newspapers “told” the victories of Futebol Clube do Porto in the Champions League (1987 and 2004)

Patrícia Teixeira CIC. Digital (Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital) patriciaoliveirateixeira@gmail.com
Inês Aroso Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e LabCom.IFP inaroso@utad.pt

Mesa: Comunicación y espectáculo – Comunicação e espetáculo

Resumo A Bola, O Jogo e o Record são os periódicos portugueses que, regularmente, nos informam sobre aquilo que acontece no mundo do desporto, tanto a nível nacional como internacional. Sendo o futebol comummente apelidado de desporto-rei, é com naturalidade que as notícias sobre este desporto sejam aquelas que ocupam um maior número de espaço e de páginas nestes jornais. Uma das competições de maior relevo e espetacularidade do futebol é a Liga dos Campeões (LC), sendo que uma vitória nesta competição equivalha ao que popularmente se chame de “cereja no topo do bolo”. O Futebol Clube do Porto (FCP) já venceu por duas vezes esta competição: em 1987 e em 2004. Dezassete anos separam estes dois momentos gloriosos, ambos relatados nas páginas dos jornais que acima se apresentam. Como relataram estes periódicos as vitórias do FCP na LC? Qual dos jornais dedicou mais “papel” no noticiar deste momento? Que comparação pode ser estabelecida entre eles no que à forma de noticiar o acontecimento diz respeito? Os dezassete anos de diferença entre os dois momentos contribuem para que se notem grandes diferenças? E semelhanças, constatam-se? Que evolução se deteta de 1987 para 2004? As maiores conquistadas são relatadas de forma mais emotiva que as notícias do dia-a-dia? O contexto da época terá influenciado o discurso dos periódicos? Que tipo de notícias apresenta cada uma das publicações? Como se distribuíram as notícias longas e curtas, comentadas e não? Como foram recolhidas as primeiras impressões dos intervenientes? Qual ou quais publicação/publicações investiu/investiram mais recursos humanos para fazer a cobertura jornalística do evento? Que tipo de imagens acompanharam os texto? É nestas e em perguntas como estas que se encontra a razão de ser deste estudo que tem por objetivo central descrever e comparar o discurso dos três periódicos desportivos portugueses – o objeto – no momento de relatar as duas vitórias do FCP na LC (28-05-1987 e 27-05-2004), sendo que, para o estudo em causa, foram apenas considerados os números publicados imediatamente a seguir ao acontecimento. Assim, procedeu-se à leitura integral dos seis números em questão, bem como ao levantamento de todas as peças publicadas nos periódicos na data referida, bem como das imagens que as acompanham, que dizem respeito ao acontecimento, e procurou perceber-se quais as razões para o seu comportamento discursivo. Para a realização desta investigação, procedeu-se a uma análise quantitativa (análise de conteúdo), efetuada com recurso a categorias definidas à priori, de forma a emprestar mais sistematicidade ao trabalho. Foram também escolhidos alguns exemplos para ilustrar as tendências discursivas detetadas em A Bola, O Jogo e Record. Apesar de este ser um estudo em iniciação e numa fase ainda exploratória, o que não permite adiantar grandes conclusões com pena de serem resultados pouco fiáveis, é já possível afirmar que o destaque dado a este acontecimento foi, de facto, enorme nas três publicações periódicas desportivas e nos dois períodos temporais em questão. Todas elas prepararam a cobertura jornalística do badalado e importante evento desportivo com o devido cuidado e atenção que merecia e enviaram diversos colaboradores para o palco onde tudo aconteceu. Também já é possível perceber que entre os dois períodos temporais há diferenças notórias na forma de apresentar as notícias, como seria expectável dadas as mudanças e a evolução que o jornalismo vem sofrendo.

2017-07-14T10:36:59+00:00