Livro “A Cultura na Primeira Página” analisa uma década de jornalismo cultural em Portugal (2000-2010)

O livro A Cultura na Primeira Página: uma Década de Jornalismo Cultural na Imprensa em Portugal (2017, Escritório Editora), organizado por Carla Baptista, docente e investigadora do CIC.Digital NOVA/FCSH, resulta de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CCI-COM/122309/2010). Foi desenvolvido no CIMJ (Centro de Investigação Media e Jornalismo), coordenado por Carla Baptista e integrou uma equipa de 7 investigadoras oriundas de várias instituições, incluindo FCSH, ESCS e Universidade Lusófona.

Através da identificação e análise dos temas, acontecimentos e protagonistas de cultura abordados na primeira página de quatro jornais diários  – Público, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Jornal de Notícias – um semanário – Expresso – e uma newsmagazine – Visão – as autoras tratam a evolução da cobertura jornalística de temas de cultura, em termos de enquadramentos, visibilidade e temáticas. Estes dados são articulados com o contexto geral da crise do jornalismo e as transformações registadas nas redacções na primeira metade do século XXI.

Os resultados do projeto de investigação “Cultura na Primeira Página” mostram uma diminuição da visibilidade da cultura nos media. A representação jornalística da cultura coloca-a em locais que não costumava frequentar: em paisagens de lazer e entretenimento. Dentro de um paradigma em que tudo é cultural, os media tornaram-se alegres companheiros desta viagem pelas esquinas da diversão e da “boa vida”. Neste livro, reflectimos sobre as transformações do jornalismo cultural, as razões que alteraram tão profundamente uma relação antiga entre jornalismo e cultura e os impactos para a cidadania de uma diminuição da crítica e da reflexão sobre o campo cultural.

O livro já se encontra disponível para compra na:

Wook
https://www.wook.pt/livro/a-cultura-na-primeira-pagina-carla-baptista/19675891

Fnac
https://www.wook.pt/livro/a-cultura-na-primeira-pagina-carla-baptista/19675891

e Bertrand:
https://www.bertrand.pt/ficha/a-cultura-na-primeira-pagina?id=19675891

Autores: Vários
Editora: Escritório Editora
ISBN: 9789898507525
N.º de páginas: 192
Edição: 2017

2017-09-26T11:21:06+00:00