Editada a obra Cultura e Técnica: A Filosofia dos Media de Friedrich Kittler, de Teresa Cruz e Jorge Vieira Rodrigues (eds.)

O presente volume da Coleção Cultura, Media e Artes tem por objectivo a introdução da obra de Friedrich Kittler (1943-2011) nos países de língua Portuguesa, contribuindo aí para uma leitura mais alargada de um dos mais originais intérpretes da experiência e da cultura contemporâneas.

A obra reúne ensaios de diferentes e temáticas e momentos da obra de Friedrich Kittler, procurando oferecer uma visão ampla do seu pensamento e do modo como este contribuiu para tornar a história e a teoria dos media numa disciplina central das humanidades e do pensamento crítico contemporâneo.

Sendo em muito um historiador da cultura, os seus olhos estiveram sempre fixados nas transformações do presente, que vamos antecipando tão profundas como determinantes. Partindo da compreensão de aspetos fundantes da experiência ocidental, e daquilo que esta nomeou como cultura e humano, desvendou o papel que as materialidades e a técnica desempenham na exteriorização do próprio espírito e as razões pelas quais o modo de ser do humano o conduz a uma história inevitavelmente em aberto. Sendo um autor dotado de enorme erudição no campo da filosofia e da literatura, interessou-se particularmente pela emergência dos media modernos os quais, suportando os domínios da perceção e da produção simbólica e ainda as operações de registo, de transmissão e de cálculo da informação determinaram a nossa experiência cultural, com destaque, nas últimas décadas, para as tecnologias digitais e para a introdução rapidamente dominante do computador. A necessidade de uma arqueologia em profundidade do digital, conduziu-o à reflexão sobre desígnios há muito apontados por uma cultura que privilegiou a matemática e o alfabeto, mas também a música e a poesia, tendo deixando em aberto, nos seus últimos livros, uma ontologia dos média que deveria conduzir a uma reescrita global da história da cultura. A sua obra, amplamente discutida desde as últimas décadas do século XX, tem contribuído para formar, mais do que discípulos, outros pensadores marcantes da atualidade. A vertente histórica e crítica que privilegiou como metodologia não deixou nunca de apontar adiante e por isso a sua obra auxiliará a compreender ainda um tempo por vir.

A presente colectânea é constituída por catorze textos com três ensaios traduzidos a partir da língua inglesa e onze a partir da língua alemã. A escrita kittleriana é marcada por uma estratégia inabitual para quem tem familiaridade com textos filosóficos alemães, constituindo uma língua própria que, no entanto, dispõe da complexidade não para obscurecer qualquer parte do raciocínio, mas sim para desembocar em frases lacónicas e desconcertantes pela pertinência das suas conclusões. A leitura de Kittler é tanto mais eficaz quanto o leitor estiver disponível para colocar em questão conceitos evidentes e sedimentados no discurso das Ciências Sociais e Humanas. Esses mesmos conceitos, através do projecto de uma Ontologia dos Média, retornam deslocados, surpreendentes, plenos de consequências.

Os textos são, como requer uma tradução crítica, abundantemente pontuados por notas de texto que, para além de denotarem a complexidade da prosa kittleriana e justificarem as escolhas terminológicas às quais procedemos, podem servir ao leitor de pontos de aprofundamento para desenvolver a abordagem de Kittler face aos problemas que trata.

JORGE VIEIRA RODRIGUES, MARIA TERESA CRUZ (ORG.), LISBOA: CECL/UNYLEYA, 2017, EBOOK, COLECÇÃO CULTURA, MEDIA E ARTES Nº5, 249 PGS.

A publicação encontra-se à venda nas plataformas Wook, Kobo, IBA e Livraria Cultura

ISBN Portugal 9789899850354 | ISBN Brasil 9788544106280

2017-09-27T14:25:34+00:00