Alexandra Lima Gonçalves Pinto apresenta projecto de doutoramento sobre Godfrey Reggio

Realizaram-se no dia 19 de dezembro de 2017 na NOVA FCSH as provas de defesa do projecto de doutoramento “Cinema, Consciência e Metamorfose: a Obra Audiovisual de Godfrey Reggio e o Papel da Tecnologia e dos Media no Mundo Contemporâneo”, em Ciências da Comunicação (Cinema e Televisão) de Alexandra Lima Gonçalves Pinto, orientada por F. Rui Cádima. Participaram ainda no júri Jorge Martins Rosa (NOVA FCSH) e Paulo Borges (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

RESUMO do projecto: Situada na intersecção entre o documentário e o experimental, a obra audiovisual do realizador independente norte-americano Godfrey Reggio retrata o mundo hipertecnológico contemporâneo a partir de diversas influências, tais como a cultura indígena norte-americana Hopi e as ideias do sociólogo francês Jacques Ellul. Com seu olhar poético e filosófico, marcado por uma visão de mundo na qual a ecologia e a espiritualidade estão ligadas, Reggio questiona o “estado das coisas”, apontando para a necessidade de uma reflexão diante da crise planetária atual. Deste modo, este projecto propõe uma pesquisa inédita sobre a obra desse realizador para, através dela, refletir sobre o papel da tecnologia, dos media e do audiovisual na sociedade contemporânea, investigando os seus impactos psicofisiológicos, sócio-culturais e ambientais. Do ponto de vista teórico e metodológico, o eixo desta pesquisa é a fenomenologia da complexidade, tanto pela sua capacidade de lidar com problemas essenciais, multidimensionais e globais, como por permitir estabelecer um diálogo transdisciplinar a respeito deles, algo fundamental neste projecto de doutoramento em Ciências da Comunicação.

2018-01-07T13:37:15+00:00