Congresso Internacional “Portugal na (e no tempo da) Grande Guerra” – chamada para comunicações aberta

Decorre até 18 de fevereiro de 2018 a chamada para a apresentação de comunicações no Congresso Internacional “Portugal na (e no tempo da) Grande Guerra”, que se realiza entre 19 e 20 de abril de 2018 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

Pretende-se assinalar o centenário do primeiro grande conflito armado, à escala mundial, através da reflexão em torno de áreas como as memórias e representações textuais da Grande Guerra, a evolução científica, a comunicação e os retratos relacionados com este período histórico e questões relacionadas com a Religião e o seu papel durante a guerra.

Deste modo, as comunicações podem versar temas nas seguintes áreas:

1. Memórias e representações textuais da Grande Guerra
  2. Grande Guerra e evolução científica

III. Manifestações Culturais no tempo da (e na) Grande Guerra

1. Comunicação na Grande Guerra: retratos
  2. Religião no tempo da Grande Guerra

As propostas de comunicação deverão ser enviadas para cultura@utad.pt, acompanhadas dos seguintes documentos em formato .docx: 1) indicação do eixo temático em que se integra a proposta de comunicação; 2) título e resumo da comunicação (máx. 2500 carateres sem espaços) e 3/4 palavras-chave; 4) Curriculum Vitae resumido (máximo 15 linhas). As comunicações aprovadas para apresentação no congresso terão a duração de 20 minutos.

O congresso é organizado pelo Departamento de Letras, Artes e Comunicação (DLAC) da UTAD, em parceria com o Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM). Este evento conta ainda com várias instituições associadas, como o Regimento de Infantaria 13 (Vila Real), o Centro de Estudos em Letras (CEL – UTAD), o Museu Diocesano de Lamego, o Museu Bernardino Machado (Famalicão) e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho).

Mais informações: http://portugalnagrandeguerra.pt/

2018-01-11T12:33:26+00:00