O (des)controlo da Internet: sobre Pluralismo e Diversidade na Rede – novo livro de Francisco Rui Cádima

“Começa a ser por demais evidente que a “velha” Internet dos utópicos fundadores da rede, como Tim Berners-Lee e Vint Cerf, é cada vez mais uma miragem. Ganha agora maior expressão o receio de que as tecnologias e os sistemas de “customização” dos utilizadores da rede dominem hoje as plataformas digitais e espraiem-se perigosamente para o campo da política, dos processos eleitorais, e da vida em geral dos cidadãos. Dir-se-ia mesmo que mais do que um receio é já uma evidência. Com a agravante de que o novo paradigma, modulado pelo “algorithmic turn” e pelo “dataism”, isto é, pela IA – Inteligência Artificial, pelo Big Data e pelo “machine learning”, estar ele próprio a contaminar o processo de produção, edição, distribuição e acesso à informação noticiosa.

“Este é certamente um dos maiores problemas que a Internet desencadeou nos tempos mais recentes. Também as questões da diversidade cultural e da pluralidade das vozes no atual ambiente digital global estão a levantar novos problemas, para além dos já identificados no contexto de migração do campo dos média clássicos para a galáxia da Internet. Se, com os media tradicionais, imperou uma lógica de fechamento sobre o “mesmo”, com o digital acreditou-se, num primeiro momento, na “apoteose” do sonho da diversidade. Mas a verdade é que a eliminação dos antigos filtros de seleção e distribuição da informação não parece estar a acontecer.”

No seu novo livro Francisco Rui Cádima reflete sobre as ameaças e os desafios que começam a condicionar a nossa vida cada vez mais dependente e interligada à Internet. Tim Berners-Lee sintetizava muito bem os perigos que se avizinham, elencando três dos mais evidentes: o cerco à neutralidade da rede, as fake news e a crescente polarização da web. O que significa que essa mirífica plataforma aberta que permitiria partilhar informação e democratizar a sociedade está a ser claramente desafiada por uma alta concentração da indústria e por algoritmos que se constituíram nos novos gatekeepers. A obra de Francisco Rui Cádima, que reúne alguns dos seus últimos artigos e conferências, é uma reflexão em torno destes temas e das ameaças que agora nos assolam (Edição MediaXXI).

2018-01-21T12:59:02+00:00