O congresso sobre a temática dos Media no Portugal Contemporâneo vai realizar-se em outubro de 2018, na Universidade Nova de Lisboa/ Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e tem como objetivo refletir sobre o papel dos meios de comunicação social – com ênfase na imprensa, na rádio e na televisão – no longo período da ditadura e nos primeiros anos da democracia portuguesa. Incluem-se neste quadro os media portugueses da metrópole e das províncias ultramarinas portuguesas. Numa perspetiva interdisciplinar, procura-se também discutir metodologias e problemáticas ligadas ao estudo do passado dos media.

Assim, apela-se à participação no Congresso, através da submissão de propostas enquadradas nos seguintes temas (sem prejuízo de virem a ser aceites propostas de comunicações dedicadas a outros temas, desde que se refiram ao período cronológico definido):

Media e sociedade
Media e poderes político e económico
– Práticas e rotinas de trabalho
– Ruturas e continuidades
– Discursos
– Censura(s)
– Legislação e regulação
– Olhares estrangeiros
– Cinema, Cartaz, Mural
– Publicidade, Relações Públicas
– Metodologias e fontes para a história dos media

A chamada de propostas de trabalhos está aberta até 31 de maio. Para o efeito, devem ser apresentadas num texto com o máximo de 400 palavras (em português, espanhol ou inglês). Os proponentes deverão juntar uma nota biográfica de 200 palavras no máximo, indicando a sua filiação institucional e um email para contacto. As propostas devem ser enviadas, em formato word, para o seguinte endereço: congresso.media.portugal@gmail.com.

O congresso é organizado por Cláudia Henriques (CIC.Digital/ ICNOVA – FCSH/UNL), Pedro Marques Gomes (IHC – FCSH/UNL) e Sílvia Torres (CIC.Digital/ICNOVA – FCSH/UNL).

Mais informação: https://medianoportugalcontemporaneo.wordpress.com/