Censura nunca mais! A Censura ao Teatro e ao Cinema no Estado Novo

Ana Cabrera (coordenadora)
2013
Alêtheia Editores

Este livro, o primeiro volume da Colecção Media e Jornalismo, inscreve-se no contexto do projeto de investigação «Censura e mecanismos de controlo da informação no Teatro e no Cinema. Antes, durante e após o Estado Novo (PTDC/CCI-COM/117978/2010), financiado pela FCT.

Este projeto visa a pesquisa e o estudo das várias facetas e a evolução dos processos e mecanismos de controlo criados pela Ditadura Militar e pelo Estado Novo, especialmente no que diz respeita à censura ao cinema e ao teatro. Pretende-se ainda compreender como estes processos foram naturalizados ao ponto de influírem nos procedimentos e formas de pensamento no tempo das democracias.

Agora, já não sob a forma de censura explícita, mas como critérios ideológicos para a ação ou modus operandi que de forma inconsciente emergem na produção artística. Por isso, este trabalho abrange um tempo longo entre 1926 a finais dos anos 70. Esta investigação é realizada por uma equipa de trabalho que reúne nove investigadores de diversas áreas científicas e articula investigadores séniores, com outros que estão em diferentes níveis de formação.