Novas formas de Mediação

Coordenador: António Fernando Cascais

Duração: 2003-2007

Referência: LA-I/03/2

 

Resumo:
Este projecto visa investigar as novas modalidades da mediação numa cultura crescentemente marcada pelos media tecnológicos.

Trata-se de um projecto que se desenvolve em três momentos principais:

  1. Estabelecimento de um quadro crítico para a problemática que articula comunicação, experiência e mediação;
  2. Análise mais específica de alguns fenómenos cruciais como o da mediação dos saberes e o da mediação técnológica da sensibilidade;
  3. Confronto dos resultados desta investigação com possibilidades experimentais das artes digitais.

Em relação ao primeiro momento trata-se de investigar as estruturas mediais específicas que compõem e ordenam a experiência humana, na medida em que condicionam e determinam simultaneamente o pensamento e a acção.

No segundo momento, trata-se de confrontar os modelos teóricos desenvolvidos com o problema geral da transmissão e circulação dos saberes científicos, com especial enfoque na problemática da bioética. Paralelamente à análise do caso específico da ciência desenvolve-se um estudo sobre a percepção e as formas da sensibilidades, já que este é um dos domínios que melhor permite apreender a maneira como as novas tecnologias tendem ao envolvimento multissensorial dos sujeitos contemporâneos e à formatação das suas vivências.

 

Objectivos:

  1. Construção de um modelo geral da medialidade, que articule esferas concretas da experiência contemporânea, como a política, a discursiva, a tecnológica e a artística.
  2. Aplicação deste modelo às áreas específicas das ciências e das artes de modo a criar condições para uma intervenção crítica e defensora da cidadania
  3. Desenvolvimento de modelos de intervenção ética adequados ao domínio crescente da técnica na experiência actual
  4. Desenvolvimento de formas de experimentação, nomeadamente artísticas, numa situação em que a utilização e aprendizagem das tecnologias incube a todos, não devendo ficar no estrito círculo dos especialistas.
  5. Contribuir para a necessária educação para os media a todos os níveis na vida contemporânea.

 

Alguns indicadores:

  • Livros: 6
  • Artigos em revistas nacionais: 42
  • Artigos em revistas internacionais: 16
  • Comunicações em encontros científicos nacionais: 45
  • Comunicações em encontros científicos internacionais: 20
  • Organização de seminários e conferências: 16
  • Teses de doutoramento: 1
  • Teses de mestrado: 9