Rádio2017-01-30T15:21:05+00:00

Rádio

 

Com esta edição, a revista Media & Jornalismo aborda pela primeira vez, como tema de capa, o meio Rádio. Tradicionalmente considerado como um meio «menor» no panorama da comunicação social dos países desenvolvidos, o facto é que a Rádio foi, designadamente na segunda metade do século XX, um meio, por excelência, de proximidade e de actualidade in­formativa. De certa forma, ainda o é na actualidade, embora em contextos mais específicos, mercê da presença cada vez maior da imagem nos diversíssimos dispositivos móveis com aces­so à Internet e recepção de banda larga.

Com a cada vez mais forte migração dos meios clássicos para o digital, a Rádio como que renasceu de uma quase condenação às margens do novo ecossistema pós-mediático. Significa isto que nas mesmas plataformas em que podemos ter acesso à imagem, em boa parte origi­nada nos sistemas e redes de difusão broadcasting, temos hoje também já acesso aos web­sites de estações de rádio com conteúdos vídeo, ou temos mesmo acesso às emissões em directo através de terminais móveis, interacção com as redes sociais, múltiplas aplicações em web stores, etc.

A Rádio está, portanto, a reconverter-se, mantendo especificidades próprias, garantindo públicos tradicionais e conquistando novos públicos. Hoje, é um meio muito presente, quer do ponto de vista dos públicos, quer do ponto de vista da economia do sector, quer ainda do pon­to de vista dos estudos de media. É, portanto, sobre esta actualidade e importância do “novo” meio radiofónico, em processo de convergência com o digital, que trata este novo número da Media & Jornalismo, reunindo um conjunto de reflexões que certamente muito contribuirão para o aprofundamento dos estudos na área.

A Direcção

 

Capa | Ficha Técnica | Editorial |Índice

ÍNDICE

EDITORIAL……………………………………………………………………………………5

APRESENTAÇÃO | Luís Bonixe…………………………………………………………….7

ARTIGOS

“YOU’RE IN THE RADIO LAB!” – UNIVERSITY RADIO STATIONS SERVING THE WIDER COMMUNITY, USING CASE STUDIES FROM THE UNITED KINGDOM, AUSTRALIA AND THE UNITED STATES | Janey Gordon………………………………………………………..11

A LINGUAGEM DO LOCAL E AS RÁDIOS PIRATAS – ‘MEMÓRIA DO EPISÓDIO ‘MARCIANOS EM BRAGA’ | Elsa Costa e Silva & Madalena Oliveira…..25

O RÁDIO INTERATIVO E O OUVINTE: UM OLHAR SOBRE A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE PARTICIPAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO MEIO NO BRASIL | Mirian Quadros e Debora Cristina Lopez  ……………….39

LAS RADIOS ESPAÑOLAS Y PORTUGUESAS DE REFERENCIA EN FACEBOOK Y TWITTER: UN ANÁLISIS COMPARATIVO DE SU PRESENCIA Y USO | Fátima Ramos del Cano & Sónia González Molina……………..51

“SÍGANOS EN FACEBOOK”. EL SALTO DE LOS PRINCIPALES PROGRAMAS DE LA RADIO ESPAÑOLA Y SUS OYENTES A ESTA PLATAFORMA SOCIAL | Maria Teresa-Otero…………………………………………71

A CONVERGÊNCIA NAS REDES SOCIAIS: A PARTICIPAÇÃO DA AUDIÊNCIA NA REDE DA RÁDIO | Nair Moreira Silva……………………………91

A RÁDIO NUMA APP: CONVERGÊNCIA MULTIMÉDIA E OS CONTEÚDOS DA RÁDIO | Paula Cordeiro e Nádia Paulo……………………………117

CONTACTO COM A ORIGEM: “A HORA DA SAUDADE” | Fernando Carlos Moura..…………………………………………………………………….135

RECENSÕES

BOUDOUIN, PHILIPPE (ORG.) (2014). WALTER BENJAMIN – ECRITS RADIOPHONIQUES. PARIS: EDITIONS ALLIA. Por Luís Bonixe…………………155

SANTOS, SÍLVIO CORREIA (2013). DA RÁDIO ESTATAL AO MODELO INTEGRADO – COMPREENDER O SERVIÇO PÚBLICO DE RADIODIFUSÃO EM PORTUGAL. COIMBRA: IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Por Luís Bonixe…………………………………157

PATTERSON, THOMAS E. (2013). INFORMING THE NEWS:THE NEED FOR KNOWLEDGE-BASED JOURNALISM. NEW YORK:VINTAGE BOOKS. Por Nelson Traquina………………………………………………………………159

ABSTRACTS………………………………………………………………………………161