Comunicação e Linguagens nº 45/46 – Movimento e Mobilização Técnica

Já se encontra disponível o número 45/46 da Revista de Comunicação e Linguagens. Esta edição, coordenada por José Bragança de Miranda e Catarina Patrício, investigadores do Pólo FCSH/NOVA do CIC.Digital, é subordinada ao tema “Movimento e Mobilização Técnica”.

O presente número aborda a questão do movimento sob várias perspetivas, reunindo textos e ensaios que o procuram “absorver, excitar, neutralizar, acelerar, interpelar ou travar”. O movimento constitui um problema crucial na contemporaneidade, marcada pela crescente aceleração induzida pela técnica, mas também pelas tendências do capitalismo na sua fase especulativa, que parece considerar tudo o que subsiste como um obstáculo à realização do valor. Para além de umas vagas defesas do nomadismo, constata-se a dificuldade de se relacionar com ele. De facto, o movimento foi sempre menorizado e desvalorizado, quer pela metafísica quer pela teologia, o que significa que se tentou sempre controlá-lo e absorvê-lo simbolicamente. A sua emergência na modernidade – dos transportes ao cinema, da mobilização geral da vida às teletecnologias – representa uma cesura na história. Trata-se de interrogar a sua omnipresença e as formas como determina os quadros em que o agir humano se perfila e destina.

A pluralidade de abordagens que aqui convergem pode contribuir para uma reflexão aumentada sobre a questão do movimento na contemporaneidade. Contudo, mais do que um ponto de chegada, este número procura encontrar uma saída para um problema que enformou a modernidade, mas que ainda assim não se resolve na modernidade – porque, em boa verdade, o problema do movimento alimenta-se da sua expansividade, isto é, pelo facto de estar sempre em movimento.

Consultar índice 

2017-07-18T15:23:23+00:00